Menu

menu

Sua 0KM ESTÁ AQUI!

NA PRÁTICA | 22/05/2020

5 Dicas indispensáveis de calibragem de pneus

Você sabe de quanto em quanto tempo deve calibrar o pneu da sua moto?

5 Dicas indispensáveis de calibragem de pneus

Você sabia que 1 em cada 7 pessoas que pilota ou dirige conduz os veículos com a pressão dos pneus bem menor do que o recomendado? Essa é uma atitude arriscada, afinal, a calibragem dos pneus está intimamente relacionada com a estabilidade do carro ou da moto.

A quantidade de ar nos pneus e, consequentemente, a sua pressão influenciam diretamente na resistência do rolamento. Só para ter ideia, a resistência pode diminuir em até 18% por causa da calibragem.

Para ter noção da gravidade de não manter os pneus calibrados, o motorista ou motociclista podem sofrer derrapagens e acidentes sérios por causa desse descuido. Para completar, calibrar os pneus aumenta a durabilidade desse item e ainda pode gerar uma economia de até 26% no combustível.

Quer saber como manter os pneus da sua moto sempre calibrados? Veja só!

1. Faça o básico bem feito

A calibragem dos pneus é simples e rápida. O passo a passo básico consiste em pegar a tabela, tirar a tampinha e levar o calibrador até o pneu. Quando o número que você selecionou for atingido, um sinal sonoro avisará que o processo chegou ao fim. É importante que antes de iniciar a calibragem você confira o estado da mangueira. Evite o uso de calibradores em mau estado, com mangueira ressecada ou válvula mal encaixada. Cheque também se eles estão regulados. Esse cuidado é fundamental para atingir a pressão ideal. 2

2. Calibre os pneus quando eles estiverem frios

Muitos motociclistas calibram os pneus de suas motos em qualquer lugar e a qualquer hora. Em muitos casos eles realizam o processo em postos de combustível, no meio do dia. Isso pode prejudicar fortemente a carcaça, que é a parte mais resistente dos pneus. Ou seja, com essa estrutura impactada, a durabilidade do pneu pode diminuir. Prefira fazer a calibragem dos pneus em lugares especializados, preferencialmente pela manhã, quando eles estiverem frios e com partículas de ar mais estáveis dentro da câmara. Assim a calibragem será mais precisa.

3. Use a pressão indicada pelo fabricante

Calibre os pneus com a pressão indicada pelo fabricante. Essa informação geralmente consta no manual da moto e no próprio pneu. Respeite sempre a tabela de pressão, que leva em conta três itens: medida, pressão com carga e pressão sem carga.

4. Calibre os pneus periodicamente

Não seja displicente com a calibragem dos pneus da sua motocicleta. Se você a utiliza diariamente, calibre uma vez por semana. Se usa com menos frequência, a calibragem dos pneus pode ser feita a cada 15 dias.

5. Considere o tipo de estrada

Ao calibrar os pneus, considere o tipo de superfície. Solos arenosos ou com lama demanda uma pressão mais baixa, a fim de aumentar a superfície de contato com os terrenos escorregadios. Já na estrada a pressão deve ser maior, entendido?

Gostou das nossas dicas de calibragem? Vai colocá-las em prática para garantir uma pilotagem mais segura? Até a próxima parada!

 
voltar para noticias

Entre em Contato

Selecione a loja

1