Menu

menu

Sua 0KM ESTÁ AQUI!

PRIMEIROS PASSOS | 20/05/2019

Maio Amarelo No trânsito, o sentido é a vida.

Maio Amarelo não é apenas um mês de conscientização no trânsito, é um movimento de transformação.

Maio Amarelo No trânsito, o sentido é a vida.

Pare, pense. O alto índice de feridos e mortos em acidentes nas estradas de todo mundo é um fato que revela uma situação complexa e preocupante da sociedade atual. Só para ter ideia, o Brasil é hoje o quarto país no ranking de óbitos no trânsito. Todos os anos morrem aproximadamente 50 mil pessoas em consequência de acidentes nas estradas brasileiras e mais de 400 mil ficam com alguma seqüela.

A segurança no trânsito, ao contrário do que muitos imaginam, não é responsabilidade exclusiva do Estado. É papel, também, dos cidadãos. Pensando nisso, nasceu o Maio Amarelo, um período destinado a discutir e repensar a prática no trânsito. Além disso, é um momento de refletir sobre vidas, as perdidas e as que estão em risco sempre que encaram as vias públicas.

O Maio Amarelo é uma campanha internacional de conscientização e mobilização dos agentes públicos e sociedade civil acerca da importância de um trânsito mais seguro para todos. Quer entender melhor essa campanha? Então vem com a gente na garupa!

Como surgiu o movimento?

O maio amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da população para a elevada taxa de mortos e feridos no trânsito em todo mundo. Trata-se de um conjunto de ações coordenadas entre a sociedade e o poder público. Atualmente o Maio Amarelo conta com o engajamento de órgãos governamentais, entidades de classe, empresas, associações, federações, etc. Os cidadãos são estimulados a participarem, a fim de aumentar a efetividade dessas ações.

Por que maio e por que amarelo?

Diante do grande número de óbitos decorrentes de acidentes nas estradas, no dia 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito.

A partir de então, o quinto mês do ano se transformou oficialmente em uma referência mundial para a realização de ações de conscientização e mudança nesse sentido. Hoje, 27 países, 1.425 empresas e  423 cidades abraçam a causa e esse apoio só tende a aumentar à medida que o Maio Amarelo for se tornando conhecido.

Vale destacar que a cor amarela foi escolhida para representar esse movimento porque ela representa atenção e é um conhecido símbolo de advertência no trânsito.

Harmonia no Trânsito

O Maio Amarelo deu o start para uma série de iniciativas ao redor do mundo. Uma delas é a Harmonia no Trânsito, um projeto Honda que tem como objetivo fazer a diferença no trânsito, promovendo ações educativas de segurança em direção a um mundo melhor.  São cursos gratuitos de pilotagem segura, dicas exclusivas, palestras online e muito mais. Para conhecer melhor essa iniciativa, acesse o site e contribua para um trânsito mais harmônico e seguro.

E aí, gostou de conhecer melhor o maio amarelo? Que tal visitar o portal oficial desse movimento tão bacana? Depois volte aqui para nos contar o que achou. Até a próxima parada!

Fonte: www.brasmoto.com.br

 


 

 

voltar para noticias

Entre em Contato

Selecione a loja

1