Menu

menu

Sua 0KM ESTÁ AQUI!

PRIMEIROS PASSOS | 29/06/2020

Qual é a importância do capacete durante a pilotagem?

Descubra qual é a real importância desse equipamento vital para uma pilotagem segura.

Qual é a importância do capacete durante a pilotagem?

O capacete não um acessório qualquer. Ele é um item crucial para a segurança do motociclista e de eventuais caronas. Não é à toa que seu uso é obrigatório por lei em nosso país.

Em casos de acidentes e quedas, ele aumenta a segurança de ambas as partes, protegendo justamente uma das áreas mais vitais do corpo: a cabeça.

O preço de um capacete costuma ser bastante acessível, mas seu valor é incalculável, já que a utilização correta desse item pode ajudar a salvar vidas. Quer entender melhor a importância dos capacetes para os motociclistas? Leia o artigo e saiba mais sobre o assunto.

Proteção da cabeça em caso de acidentes

Como você já sabe, a maior função do capacete consiste em aumentar a segurança na pilotagem e proteger a cabeça, evitando traumatismos cranianos em caso de queda ou colisão. De acordo com pesquisas recentes, a maior incidência das pancadas em acidentes de moto acontece na cabeça. Daí a importância de utilizar o capacete sempre, sem exceção.

O capacete, comprovadamente, é o equipamento que, quando usado corretamente, reduz os efeitos causados por impactos contra a cabeça. Estudos apontam que sua eficácia previne aproximadamente 65% dos traumatismos da face e 69% dos traumatismos crânio-encefálicos. Lembrando que essa proteção só ocorre se o usuário utilizar o capacete da maneira adequada, isto é, afivelado, com todos os complementos e acessórios.  Também é recomendável checar se o item possui selo do Inmetro, atestando sua qualidade, segurança e confiabilidade.

Adequação legal

Se você é uma pessoa que gosta de andar conforme a lei estabelece, não abra mão do capacete. Quem não utiliza capacete enquanto transita de moto, além de colocar a própria vida em risco, acaba cometendo uma infração gravíssima, passível de pagamento de multa elevada e suspensão do direito de pilotar. Não dê bobeira!

Segurança ocular

Além de proteger a cabeça como um todo, evitando conseqüências graves como trauma encefálico, usar capacete protege os olhos contra agentes como a chuva, poeira sujeira, insetos, farpas, elementos pontiagudos e detritos levantados ou jogados por outros veículos. Infelizmente, a depender da velocidade, o impacto de pequenos objetos podem resultar em um enorme estrago para a visão se os olhos do piloto não estiverem devidamente protegidos.

Nesse caso, não adianta apostar em óculos que podem ser arrancados pelo vento ou removidos com o impacto de uma colisão. O ideal é usar capacete com a viseira abaixada. Além de aumentar a segurança, isso impede o excesso de lacrimejamento provocado pelo vento forte no rosto. Cumpre salientar que transitar sem viseira ou com a viseira levantada é uma prática considerada pelas leis de trânsito como infração gravíssima.

Viu como é importante usar o capacete? Não importa se você vai rodar grandes distâncias ou se vai parar logo ali. O capacete aumenta sua segurança e pode fazer uma enorme diferença em caso de acidente de moto.

Se você acredita nisso e deseja encontrar um capacete que alie conforto e proteção, visite o nosso SITE e conheça os modelos de capacete Honda. Até a próxima parada!

 
voltar para noticias

Entre em Contato

Selecione a loja

1