Menu

menu

Sua 0KM ESTÁ AQUI!

NA PRÁTICA | 06/02/2019

5 dicas de pilotagem para quem está começando

.

5 dicas de pilotagem para quem está começando

Você tirou a carteira, conquistou sua primeira moto e está quase pronto para desbravar as estradas sobre duas rodas. O equilíbrio necessário e o controle dos comandos você já domina. O código de trânsito brasileiro, também! Apesar de ter essas competências, conhecimentos e habilidades, a qualidade da pilotagem só será aprimorada na prática.

Todo motociclista de primeira viagem tem muito a aprender, mas, a boa notícia é que quanto mais você pilota, melhor você fica. Lembre-se que todo piloto experiente foi um dia iniciante. Se você praticar, em pouco tempo, será expert no assunto.

Para te ajudar nesse percurso, preparamos algumas dicas que todos os condutores que estão começando precisam saber. Vem ver 5 informações que vão te ajudar a conduzir a primeira moto Honda da maneira correta.

Tenha bom senso nas estradas

Por mais que você seja um piloto ousado e corajoso, que não teme alta velocidade,é indispensável que você viaje sempre acompanhado do bom senso. Ainda que tudo que aprendeu na autoescola esteja fresco na sua mente, não permita que o excesso de confiança coloque sua segurança em risco.

Saiba que mesmo nas estradas mais tranquilas podem surgir fechadas repentinas e você pode acabar se machucando. Pilote com consciência e responsabilidade sempre.

Use equipamentos e acessórios adequados

O acessório mais importante ao pilotar é o capacete, tanto que seu uso é obrigatório. O ideal é que o capacete seja fechado, ajustado na cabeça e esteja sempre afivelado. Troque-o a cada 3 anos, ainda que pareça estar bem conservado. E se houver algum acidente, compre um capacete novo mesmo que não exista nenhum dano visível.

Além do capacete, é recomendável usar luvas, botas, calça e jaqueta especial. Opte por produtos de qualidade, que aliam durabilidade e conforto, a fim de não comprometer a sua pilotagem. Uma roupa excessivamente pesada ou apertada demais pode atrapalhar – e muito – essa fase inicial de aprendizagem prática. Visite nossa Boutique Honda para encontrar os acessórios e equipamentos perfeitos para você www.brasmoto.com.br

Redobre a atenção em áreas urbanas

Se você já presta atenção ao pilotar, fique ainda mais atento ao conduzir sua moto em áreas urbanas. Na cidade há a combinação de volume de veículos, pedestres, ciclistas, motoristas imprudentes e carros de todos os portes. Antecipe situações de risco, evite distrações e tome cuidado, especialmente, nos cruzamentos. Boa parte dos acidentes acontece nesses trechos das vias. Antes de seguir, certifique-se de que todos pararam.

Ah, e para se manter concentrado, esteja bem acordado e descansado. Respeite seus limites, não pilote de ressaca ou sob efeito de medicamentos. Ao viajar para lugares distantes, é importante parar a cada duas horas. Longas distâncias demandam breves paradas para esticar as pernas e recarregar as energias.

Mantenha a revisão da moto em dia

Cheque periodicamente o estado da sua moto. Os freios, pneus, luzes, corrente, combustível e óleo da sua moto. Mantenha a manutenção em dia e jamais adie os reparos necessários, pois todo e qualquer acidente com motocicletas pode ser muito grave.

Sempre que for preciso substituir peças, prefira as originais. Fuja de itens paralelos, de segunda mão ou qualidade duvidosa. Vá à mecânica autorizada e  prolongue a vida útil da sua moto. Caso você seja um piloto Honda, saiba que pode contar com a checagem gratuita de 21 itens em uma de nossas oficinas. Saiba mais sobre essa comodidade.

Adote a postura correta

Sabia que sua postura ao pilotar tem tudo a ver com segurança? Primeiramente, respeite o modelo e ergonomia da sua motocicleta. Vale destacar que o contato das coxas com o tanque e dos pés com a pedaleira eleva a capacidade do motociclista se desviar rapidamente.

Para aumentar o controle e segurança ao fazer contornos, assuma o guidão naturalmente, mesclando relaxamento, firmeza e energia física na justa medida. Deixe seus joelhos flexionados e pressionando o tanque levemente. Desse modo, motociclista e motocicleta estarão integrados, compondo um conjunto único. Nas curvas, é natural que o corpo penda para o lado oposto. Uma dica para os motociclistas de primeira viagem é inclinar o tronco e cabeça junto com a moto.

E aí, gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática na condução da sua primeira moto Honda? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Use o espaço dos comentários para perguntar o que quiser!

Fonte: www.brasmoto.com.br

 

 

 

 
voltar para noticias

Entre em Contato

Selecione a loja

1